A APAE



Quem somos

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sumaré – APAE Sumaré – é uma associação beneficente de assistência social sem fins lucrativos.

Fundada em 24 de julho de 1974, a APAE visa dar apoio educacional, cultural, assistencial e de saúde, e tem como missão “Articular ações de defesa de direitos, prevenção, e a inclusão social da pessoa com deficiência intelectual”.

A APAE Sumaré atende hoje 300 pessoas com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, deficiências intelectuais, múltiplas, e transtorno invasivo do desenvolvimento (autismo), sendo sua equipe interdisciplinar composta de Assistentes Sociais, Médico, Fisioterapeutas, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais (TO), Fonoaudiólogas, Nutricionista, Dentista (voluntária), Professores de Arte,  Educação Física e Informática, todos especializados em Deficiência Intelectual, além de uma Equipe de Apoio.

 

 

O que fazemos

 

Educação

A APAE Sumaré mantém Escola de Educação Especial a partir da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial para o Trabalho.

 

Saúde

A APAE Sumaré oferece orientação quanto à prevenção das deficiências, atendimento de habilitação e/ou reabilitação a partir do nascimento, reeducação das funções cognitivas, sensoriais e atividades de vida diária e prática, consultas e procedimentos médicos, atenção à saúde bucal, nutrição e projetos culturais (dança e música).

 

Serviço Social

A APAE participa da rede socioassistencial local, sendo executora do serviço de proteção social especial de média complexidade e também realiza acolhimento e atendimento às famílias e cuidadores da Pessoa com Deficiência, visando autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida através do “Programa Fortalecimento da família”.

Como projetos executados nesta área são exemplos:

Espaço da Família;

Geração de Renda;

Espaço Oficina;

Encaminhamento aos estagiários e bolsistas do PAC – Semear;

Inclusão Profissional e Espaço de Convivência.

Além disso, a APAE Sumaré promove festas e eventos no intuito de angariar fundos e promover o trabalho realizado.

 

 

Quem atendemos

 

A Escola de Educação Especial oferece educação especializada às pessoas com deficiência intelectual, que necessitam de apoio persuasivo, alunos com deficiência múltipla (deficiência intelectual associada à outra deficiência) e/ou transtorno global do desenvolvimento, associado à deficiência intelectual,  visando uma Educação Inclusiva e transformadora para o pleno desenvolvimento do educando, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família, da comunidade, para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

O atendimento é prestado por profissionais qualificados e especializados nas diversas áreas: Pedagogia com Habilitação e/ou Especialização em Educação Especial, Professores de Educação Física e Artes, Professor de Informática e Monitor.

A Escola de Educação Especial mantém os seguintes cursos:

- Educação Infantil – 2 a 5 anos;

- Educação Precoce – 2 a 3 anos;

- Pré-escola – 4 a 5 anos;

- Pré I – 4 anos;

- Pré II – 5 anos.

 

Ensino Fundamental, de 6 a 14 anos e 11 meses, do 1º ao 5º ano.

- Ensino Fundamental: Programa Sócio Educacional: de 15 anos a 30 anos;

- 1º Ciclo – 1º 2º, e 3º ano;

- 2º Ciclo – 4º e 5º ano.

 

Educação Especial para o Trabalho

Proporciona aos alunos (no contra turno a partir dos 14 anos de idade e com terminalidade específica a partir dos 16 anos) condições de ingresso e desenvolvimento em programas de formação profissional, nos níveis Básicos e de Aprendizagem, nas diversas modalidades de ensino, respeitadas as possibilidades de absorção desse tipo de mão de obra pelo mercado de trabalho e as características do município e região.

 

Programas Específicos

Educandos com significativo atraso no desenvolvimento biopsicossocial serão atendidos em programas específicos visando à melhoria da qualidade de vida, proporcionando orientação à família e sua inclusão social dentro de suas limitações e possibilidades, através de Oficinas Terapêuticas e Programas especiais para patologias associadas.

 

Outros projetos educacionais:

A Escola de Educação Especial da APAE Sumaré manterá projetos especiais na área de desportos, artes e ciências:

- Projeto Brinquedoteca;

- Projeto Integração Sensorial;

- Projeto Leitura Escrita;

- Projeto Artes Visuais;

- Projeto Dança;

- Projeto Treinamento Esportivo;

- Comunicação Alternativa;

- Abordagem Teacch.




CSS válido!

Humann | Inteligência Criativa.